Qual a diferença?
A psicose e a neurose, apesar de apresentarem diferenças significativas, muitas vezes são entendidas como se fossem iguais. O objetivo desse texto é esclarecer as principais diferenças entre psicose e neurose.
A psicose tem como principal característica a criação de uma nova realidade, enquanto que a neurose é a ruptura com a realidade externa.
As psicoses são transtornos mentais que afetam a capacidade da pessoa de discernir entre o que é e o que não é real. Seus sintomas mais característicos são: delírios, alucinações, desorganização do pensamento e da comunicação, e isolamento social.
As neuroses levam à pessoa a se desvincular da realidade externa, sem contanto perder a noção do que é real. Os principais sintomas da neurose são alterações no estado de ânimo, fobias e obsessões. Os neuróticos, diferentemente dos psicóticos, não deliram.
Vemos que apesar de muitas pessoas utilizarem os termos neurose e psicose como sinônimos, eles são bastante diferentes, e essas diferenças giram em torno da percepção de realidade que eles tem. Como visto, o neurótico apesar de ter noção de que aquela realidade não existe, não consegue mudar o seu comportamento; e o psicótico age de tal maneira, pois acredita que aquilo que ele está vivendo é o real, mas tudo não passa de uma criação da sua mente.
Para entender mais sobre neurose, acesse o blogger dos nossos colegas http://medneuroses.blogspot.com.br/ .
Quer saber um pouco mais sobre os sintomas das psicoses? Continue conosco e até o próximo post!
Abraço!
Lorena Batista
Que ótimo esse post! De fato não sabia a diferença entre neurose e psicose! Tem exemplo deles (filme ou algo do gênero)?
ResponderExcluirCarol Lopes
Tem sim! Os filmes "Psicose" e "Cisne Negro", por exemplo, focam bastante no tema psicose.
Excluir