Quando uma pessoa passa a apresentar os sintomas de psicose, geralmente há uma mudança no seu padrão de comportamento, incluindo o isolamento social, falas sem sentido e a sensação de perseguição. E quem primeiro nota essas mudanças são os familiares mais próximos.Estes familiares devem ser orientados para reconhecerem estes sintomas e procurarem ajuda, pois quanto mais cedo o tratamento se inicia, melhores são as possibilidades de prevenir complicações e alcançar o melhor resultado no tratamento.
Por isso, o suporte familiar é fundamental para o tratamento das psicoses e de todos os outros transtornos mentais, uma vez que a participação dos familiares é importante para o acompanhamento e relato de quaisquer mudanças de comportamento que possam sinalizar um sintoma.
Mas, muitos familiares, quando vão buscar ajuda com algum profissional de saúde, apresentam sentimentos como negação, culpa, vergonha, raiva, medo, tristeza, impotência e solidão, sem saber como tratar seus entes. Desta forma, o profissional de saúde deve acolher este familiar e explicá-lo as causas para o aparecimento de uma psicose, e estas envolvem uma soma de fatores biológicos, ambientais e sociais e que este conjunto de fatores influencia na vida diária de todos os envolvidos neste processo de adoecimento.
Além disso, esse é o momento em que o psicótico mais precisará de cuidado e apoio já que muitas vezes será vítima de preconceito e discriminação, que até hoje são mantidos por falta de conhecimento e esclarecimento sobre as doenças mentais.
Vemos que a ajuda da família é muito importante e que a participação dos familiares é fundamental para o acompanhamento de mudanças de comportamento, para o auxílio no tratamento, e também no combate ao preconceito e à discriminação que os psicóticos sofrem.
O apoio da família é muito importante para todos, ainda mais quando é necessário um cuidado extra. Espero que tenham gostado do texto. Continuem nos acompanhado, pois sempre teremos novidades!
Abraços,
Lorena Batista.
Parabéns, Lorena, ótimo texto bastante esclarecedor quanto a importância da família que é o suporte do ser humano e que pode contribuir de forma significativa no tratamento e consequentemente melhora do paciente. Assim quanto maior o acolhimento e apoio da família, maior a segurança do paciente, evolução no tratamento e recuperação.
ResponderExcluir